A metodologia de trabalho de projeto responde de uma forma muito completa às preocupações e objetivos do trabalho educativo.
A sua aplicação em termos de prática diária, concreta, não é, efetivamente, fácil:
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A sua aplicação em termos de prática diária, concreta, não é, efetivamente, fácil:
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(i) ela rompe com a tradição, com as convicções profundas e os cânones
interiorizados sobre o ensino e a aprendizagem (o ensino direto, expositivo
e fundamentalmente num sentido só);
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(ii) as variações e nuances na sua aplicação são muitas, não sendo fácil, pois,
definir um caminho único e um processo linear para a sua aplicação, que
todos possam ou devam seguir; a sua aplicação exige, por isso, um enorme
rigor e uma constante reflexão para que se saiba quando se trata de Projeto
ou quando deixa de o ser; o difícil no Projeto é tornar claro aquilo que é
importante salvaguardar e o que é possível e até natural que se altere.
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(iii) a realização de Projetos exige uma organização complexa do trabalho do
grupo, rompendo, também aqui, com a tradição da organização coletivista e
uniforme do trabalho na sala de aula – em especial no 1o ciclo: o mesmo
para todos, ao mesmo tempo!
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