Metodologia de trabalho de projeto na prática pedagógica - Manuel Rangel e Cláudia Gonçalves



A metodologia  de trabalho de projeto responde de uma forma muito completa às preocupações e objetivos do trabalho educativo.

A sua aplicação em termos de prática diária, concreta, não é, efetivamente, fácil:
  1. (i)  ela rompe com a tradição, com as convicções profundas e os cânones interiorizados sobre o ensino e a aprendizagem (o ensino direto, expositivo e fundamentalmente num sentido só);

  2. (ii)  as variações e nuances na sua aplicação são muitas, não sendo fácil, pois, definir um caminho único e um processo linear para a sua aplicação, que todos possam ou devam seguir; a sua aplicação exige, por isso, um enorme rigor e uma constante reflexão para que se saiba quando se trata de Projeto ou quando deixa de o ser; o difícil no Projeto é tornar claro aquilo que é importante salvaguardar e o que é possível e até natural que se altere.

  3. (iii)  a realização de Projetos exige uma organização complexa do trabalho do grupo, rompendo, também aqui, com a tradição da organização coletivista e uniforme do trabalho na sala de aula – em especial no 1o ciclo: o mesmo para todos, ao mesmo tempo!
Assim, apenas a troca de ideias, experiências, percursos e realizações, nos permitirá, por um lado, ir estabelecendo com maior clareza a razão de ser da “centralidade” dessa metodologia no nosso trabalho e, por outro, clarificar, justamente, o que é essencial e acessório na sua aplicação, isto é, o que deveremos sempre salvaguardar e aquilo que poderá variar de uns projetos para os outros.

Todo o texto em: 
https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/2809/1/A%20metodologia%20de%20trabalho%20de%20projeto.pdf

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