Há, como sabemos, muitas
formas de aprender e de ensinar, como há muitas formas de estudar. O ato de
estudar, como de ler, não é de fácil ensino.
Para ajudarmos os alunos a perceber o significado de estudar, é preciso respeitar
algumas regras que se prendem com o ritmo de cada um e com a forma que
cada um arranja para satisfazer a sua curiosidade. Os alunos são todos
diferentes e, portanto, têm formas diferentes de se adaptar e interessar.
Estudar tem de ter a
adesão voluntária de quem estuda. Deve ser algo que se perceba e pelo qual nos interessemos. Não é repetir o que nos impõem.
O conceito de estudar é
muito confuso para os alunos e eles só o vão percebendo com o decorrer da
escolaridade e à medida que se vão confrontando com diferentes situações – como,
por exemplo, estudar a tabuada, estudar para um teste – e mesmo assim, tudo
isso depende de cada aluno.
O apoio ao estudo implica perceber a função de estudar, que não sendo uma operação muito
concreta, é algo que não é muito claro para os alunos nem, provavelmente,
para os adultos que os apoiam.
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